As crianças amam surpresas! Crie algo que desperte a curiosidade delas.
“Uma desbravadora, que viajava pelo mundo, reuniu em um baú diversos objetos que considerava valiosos. E quando ficou velhinha, passou este baú para alguém que iria utilizá-lo sabiamente, contando todas as histórias ali guardadas”, essa pode ser uma boa introdução para apresentar, aos seus filhos ou alunos, o Baú das Histórias.
Mas o que terá dentro deste baú? Itens que serão utilizados durante a contação de história. Podem ser livros, fantoches, teatrinho de dedoches, acessórios e objetos. E cada vez que você for começar uma história, você tirará algo de dentro dele. Essa espera para saber o que sairá do baú já garante à atenção das crianças antes mesmo da história começar.
Faça suspense antes de retirar a surpresa
Gerar um clima de suspense aumenta o friozinho na barriga das crianças e deixa o momento ainda mais emocionante! Para gerar este clima, você pode brincar, abrindo e fechando rapidamente o baú, fazendo caras e bocas para aumentar a curiosidade da galerinha. Também é legal fazer charadas, para que elas tentem adivinhar o que sairá lá de dentro. Outra ideia muito bacana é inventar com as crianças palavras mágicas capazes de fazer o baú se abrir, mas somente estas palavras terão este poder.
Criando o baú
O seu Baú das Histórias pode ser uma caixa grande, com tampa. E para decorar é muito fácil! Eu separei uma ideia bem simples para você, que dará um toque mágico! Pinte a caixa com tinta guache, em um tom bem clarinho de azul, e recorte estrelas coloridas. Em seguida, cole as estrelas na caixa. Na frente, escreva: Baú das Histórias. Se quiser fazer uma decoração mais rebuscada, vá em frente! A sua criatividade é o seu guia. Mas lembre-se de se atentar a faixa etária das crianças que vão ouvir as histórias. Se você fizer um baú muito enfeitado, pode ser um ponto negativo com as crianças maiores.
Item que não pode faltar
De todos os itens, tem um muito importante que você não pode deixar de incluir em seu baú: o livro. Essa é mais uma forma de você incentivar a leitura do seu filho ou dos seus alunos. Afinal, se um livro está dentro de um baú mágico, repleto de coisas preciosas, quer dizer que ele é realmente muito importante.
Guarde bem o baú
Por se tratar de um utensílio mágico, o baú não deve ficar à vista. Caso você tenha um Cantinho das Histórias em sua sala de aula, pode deixar lá, pois o espaço já é reservado para isso. Em casa, guarde o baú em seu quarto, dentro do guarda-roupa, para que seus filhos só o vejam quando for o momento certo. Isso também contribui para dar um clima de suspense!
O que achou deste recurso? Deixe um comentário, sua opinião é muito importante para nós. Aproveite também para se inscrever em nossa NEWSLETTER, para receber um conteúdo exclusivo sobre Contação de História. Até mais!
Deixe um comentário