Cantinho Das Histórias

A contação de história na sala de aula deve ser um momento aconchegante, para que as crianças possam realmente aproveitar e se divertir.

Cantinho da Leitura, cantinho das histórias, cantinho da aventura… Cada professor pode escolher livremente um nome para o local onde contará as histórias. Imaginou escolher esse nome junto com a turma? Com certeza seus alunos iriam adorar! Esta é uma das estratégias que você pode utilizar para promover o vínculo dos alunos com esse espaço. Agora, confira outras 4 dicas para o seu cantinho ser um sucesso!

Dica número 1: Decoração

A maioria dos professores não tem acesso a uma grande quantidade de materiais para fazer o cantinho dos sonhos, e este é um empecilho capaz de fazê-los desistir do projeto. É preciso lembrar que as crianças não se importam com luxo, o imprescindível é apenas fazer um cantinho diferente do restante da sala, utilizando-se o que tem disponível. Para a decoração, peça auxílio aos alunos. Por exemplo, eles podem pintar e recortar personagens de histórias clássicas, em seguida, colar com fita adesiva na parede do local em que ficará o cantinho. Você também pode deixar um tapete ou um cobertor no chão deste espaço para os alunos se sentarem. E pronto! Mesmo sem luxo, o importante é demarcar o território onde a magia das histórias vai acontecer.

Dica número 2: Regrinhas

As crianças se sentem mais seguras e confortáveis quando sabem o que precisam fazer. Determinar regras específicas para o cantinho da contação de história, aumentam as chances dos alunos darem mais valor ao espaço. Regrinhas como tirar os sapatos para se sentar no tapete e levantar a mão quando quiser falar durante a história, tornam o momento da contação mais tranquilo. Ensine as crianças a cuidar deste local, para que o cantinho sempre fique limpinho, arrumado e preservado.

Dica número 3: Preparação para a História

O professor pode determinar o horário ou dia específico para realizar a contação de história. Assim, os alunos já saberão quando ela vai ocorrer. Também, é muito legal quando você insere um tipo de roteiro que guiará o momento. Por exemplo, um sorteio que determina quem vai se sentar primeiro no cantinho da aventura, para que eles não saiam correndo quando você anunciar que é a hora da história. Você pode inventar uma música, que será cantada antes da história começar, atraindo assim à atenção das crianças. E sempre que finalizar, faça uma rodada de perguntas e respostas, onde todos poderão refletir sobre a história.

Dica número 4: Recursos

As crianças amam surpresas! Por isso, é legal que neste cantinho, você tenha recursos disponíveis para variar na forma de contar as histórias. Você pode ter livros, teatrinhos de dedoches, acessórios, fantasias e objetos. Estes itens deverão ficar guardados em uma caixa, que você anunciará como o Baú das Histórias, e só tirará algo de dentro, quando for iniciar uma história. E novamente, com criatividade é possível usar o que se tem disponível. Lembre-se! Os recursos mais importantes são a boa vontade e o afeto, para que os momentos no cantinho da história, sejam aconchegantes e inesquecíveis!

Por aqui, vamos disponibilizar várias ideias legais para você utilizar em sua sala de aula. Inscreva-se em nossa NEWSLETTER para receber mais dicas e novidades! Até mais!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar de