“Era uma vez… um imperador chinês chamado Wu Ti, da dinastia Han, que desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do Reino das Sombras. O mago, temendo desobedecer a ordem, usou então a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, armou uma cortina branca contra a luz do sol. No dia da apresentação ao imperador e à sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.”
Segundo esta lenda chinesa, assim teria sido a origem do teatro de sombra. Em poucas palavras, dá para sentir a magia que esta técnica é capaz de transmitir. O teatro de sombra encanta pessoas de diversas idades, principalmente, crianças! Vale muita à pena você explorar este recurso em sua casa ou sala de aula.
Produzindo uma caixa cênica para teatro de sombra
Fazer uma caixa cênica para teatro de sombra é muito mais fácil do que você imagina! Confira o passo a passo:
Materiais necessários: Caixa de papelão, papel manteiga, cola branca, fita adesiva e papel cartão preto.
Passo 1:
Recorte o fundo e a tampa da caixa de papelão.
Passo 2:
No fundo da caixa, posicione o papel manteiga e preda-o com fita adesiva na parte de fora da caixa.
Passo 3:
Recorte o papel cartão em formatos que imitem arabescos. Cole o papel cartão com cola branca na caixa, para que ele se torne o contorno do teatrinho.
E pronto! Viu como é fácil?
Como fazer as personagens
As personagens que irão atuar em seu espetáculo também não são difíceis de serem produzidas. Primeiro, se em sua história tem um unicórnio e um dragão, escolha e imprima um desenho da internet de unicórnio e outro de dragão, com contornos que expressem o que são estas personagens, para que fique bem claro ao público. Depois, cole estas personagens em um papel cartão preto e, em seguida, recorte os contornos de cada personagem. Para finalizar, fixe um palito de madeira em cada personagem.
Fontes de Luz
As lanternas estão ficando obsoletas, no entanto, ainda é possível encontrá-las em lojas de utilidades a valores acessíveis. Elas são mais fáceis de manusear durante a apresentação, mas na falta de uma, utilize a lanterna do seu celular. E durante a contação de história, esteja atento a alguns conceitos de luz e sombra. Por exemplo, quanto mais distante a lanterna do objeto, menor e mais nítida fica a sombra do objeto; quanto mais próxima a lanterna do objeto, maior e mais difusa fica a sombra do objeto. Faça o teste colocando sua mão contra a luz em uma parede. Aproxime e distancie a fonte de luz, para perceber este conceito na prática.
Lembre-se, brincar é experimentar! Divirta-se com a luz e a sombra através das contações de histórias. Até mais!
Deixe um comentário