Tangram: Contação De História E Matemática

É possível utilizar Tangram na Contação de História? Sim! Como sempre gostamos de dizer por aqui: O mundo da Contação de História é repleto de possibilidades. Conheça mais uma!

Para começo de conversa, vou explicar um pouquinho sobre o Tangram. Ele é um jogo composto por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) e se originou na China, há muitos e muitos anos. Depois, espalhou-se pelo mundo! Conquistando o coração de crianças e adultos.

O Tangram é um tipo de quebra-cabeça, mas ao invés de você sempre formar a mesma imagem, ele permite que com as mesmas peças, forme diversas figuras, como: barco, borboleta, homem, cavalo, cachorro, cisne, gato, peixe, coelho, pássaro, letras, números e muito mais! A única regra é que você precisa utilizar todas as peças ao montar a figura. Não pode sobrar nenhuma!

A Lenda do Tangram

Como quase tudo que tem origem oriental, existem lendas incríveis para explicar como surgiu o Tangram. Uma delas, conta que há muito tempo na China, o imperador convocou um artista habilidoso para uma missão: viajar pelo país e registrar em apenas uma prancha quadrada de Jade tudo o que visse. O artista não sabia como executar a tarefa, e enquanto pensava em uma solução, distraiu-se e deixou a prancha cair. Ela quebrou-se em 7 pedaços! O artista tentou novamente montar o quadrado e cada tentativa resultava em formas diferentes: pássaros, peixes, gatos, coelhos, barcos, pessoas e muitas outras coisas. Assim, percebeu que havia encontrado a solução. Ele voltou para o palácio e fez seu relato ao imperador, ilustrando tudo o que havia visto em sua jornada, através das sete peças de jade.

Como utilizar o Tangram na Contação de História

Como o Tangram permite que se monte diversas figuras, você pode usar para ilustrar a história, assim como fez o artista da lenda, formando imagens que representem cenas e personagens. Se a história acontece em um barco, ilustre este barco. E se por acaso a tripulação encontrar uma gigante baleia, transforme o barco neste animal magnífico!

Para isso, você precisará contar a história com o apoio de uma mesa, posicionando as crianças ao redor, para que todas elas vejam as transformações realizadas através do Tangram. Seus alunos ficarão encantados, vendo uma coisa se tornando outra, ali, diante de seus olhos.

Outra opção, é criar um quadro de feltro e colar um velcro atrás das peças do Tangram, que podem ser de EVA ou papelão. Depois, é só fixar o quadro na parede e executar as montagens. Assim, as crianças podem sentar todas de frente. É o mais indicado para turmas maiores.

Contação de História + Matemática

O Tangram é formado por peças de diferentes tamanhos e formatos, que são chamadas de “Tans”. Por possibilitar diversas configurações, o jogo proporciona muitos benefícios para as crianças. Por exemplo, enquanto seu aluno monta uma figura, ele treina a visão espacial, trabalha a criatividade e ainda aprende sobre as formas geométricas. Os jogos matemáticos, como o Tangram, colaboram para que as crianças desenvolvam o raciocínio lógico e as habilidades para resolução de problemas.

Imprima e Faça o seu Tangram

Os jogos tradicionais são feitos de madeira, mas você pode fazer alguns para sua turma. Imprima o jogo, cole em um papel cartão e depois recorte as peças. Logo abaixo, disponibilizaremos um modelo para download.

Viu que legal! Leve para sua aula este jogo e permita que seus alunos criem e recriem, histórias e figuras. Até mais!

3
Deixe um comentário

avatar
2 Tópicos de comentários
1 Respostas do tópico
0 Followers
 
Comentário mais popular
Tópico de comentários mais quentes
2 Autores dos comentários
fadainadisabela Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificar de
isabela
Visitante
isabela

gostaria que vc coloca-se a data do post, cidade, nome completo para ser usado de referência em trabalhos acadêmicos

isabela
Visitante
isabela

realizamos muito construções de planos de aulas, por isso da necessidade de informações para serem usados nas referências e é uma forma de valorizar ainda mais o seu trabalho.
Desde já agradeço.