Existe um mundo tão repleto de possibilidades como o da Contação de História, o mundo do Papel. Ele é versátil, descolado e tem mil e uma utilidades. Agora, imagine só, unir estes dois mundos e contar história utilizando Paper Toy!
Traduzindo, Paper Toy significa brinquedo de papel e é uma versão do famoso origami. A diferença é que o origami é feito apenas com dobraduras e o Paper Toy é feito com recortes, dobraduras e colagem.
Ele ganhou grande espaço na cultura pop e geek, pois os fãs adoram ter mini versões de suas personagens ou artistas preferidos. Conquistou também o coração das crianças, por possibilitar que elas montem o próprio brinquedo.
E por ser tão legal e amado, o brinquedo de papel é uma opção capaz de cativar o público durante a contação de história. Ele pode ser usado para representar tanto personagens, quanto objetos e até cenários.
Como manipular o Paper Toy
Um Paper Toy funciona como um fantoche, você precisa movimentá-lo toda vez que ele falar, para que possa ganhar vida. Se tem mais de uma personagem no diálogo, estas precisam ter vozes diferentes. Você também pode usar o Paper Toy para ilustrar as cenas, sem necessariamente a personagem ter fala. Por exemplo: ao narrar uma cena com super-herói, é possível movimentá-lo descrevendo como ele venceu o vilão e salvou o dia. Ou, em uma história sobre festa, é legal utilizar um Paper Toy de bolo, para narrar a hora dos parabéns.
Dica de Atividade
Como foi dito, as crianças adoram montar seus próprios brinquedos de papel, e para elas, é ainda mais significativo se é um objeto ou uma personagem que você utilizou na contação de história.
Disponibilize para o seu filho, o Paper Toy impresso, cola, tesoura e lápis de cor, e deixe que ele monte! Esta atividade trabalha a concentração, a memória, o raciocínio e a coordenação motora da criança.
Atente-se ao nível de dificuldade do Paper Toy, pois existem os mais simples e os mais complexos.
Onde encontrar Paper Toys
Para sorte de todos, na internet existe uma infinidade! Através de pesquisa, você encontra muitas versões para baixar, imprimir e montar. Em sites de busca digite “Paper Toy + o tipo de desenho que precisa”. Por exemplo: “Paper Toy de Princesa” e “Paper Toy de Natal”.
Existem alguns sites especializados no assunto, como o japonês FC Café (http://fccafe.fc2web.com/paper_craft.html). Tudo bem que não dá para entender nada, mas é só clicar nas imagens e ele abre um passo a passo ilustrado e um botão de download. Eu fiquei encantada com as artes que eles disponibilizam!
Outro site bacana é Cubeecraft (http://www.cubeecraft.com/). Ele separa por categorias e tem vários personagens famosos, é um dos preferidos dos geeks.
O site Petz (https://www.petz.com.br/blog/paper-toys-dia-mundial-dos-animais/) disponibiliza várias alternativas fofas de animais de estimação. Quando eu digo fofas, põe fofas nisso!
Tem também o Paper Toys (https://www.papertoys.com/) com opções prontas e outras para colorir. Vale a pena conferir.
Por último, tem o Pinterest (https://br.pinterest.com/lcharaba/paper-toy/), com vários perfis que selecionam diversos Paper Toys, de tudo o que você imaginar!
Não disse que o Papel também é repleto de possibilidades? Libere sua imaginação e viaje por esse mundo. Até mais!
Deixe um comentário