Como o nome indica “Jogo Teatral” é um jogo que utiliza cenas, improvisações e brincadeiras lúdicas. Ele, a princípio, era utilizado somente por artistas, como forma de aprimoramento de técnicas. Com o tempo, estudiosos e educadores, identificaram que estes jogos poderiam ser utilizados também em sala de aula, por proporcionar diversos benefícios às crianças e aos adolescentes.
Benefícios dos Jogos Teatrais
Existe uma infinidade de jogos teatrais, cada qual com seus objetivos – trabalhar a expressão corporal, superar a timidez, exercitar o improviso, treinar a voz, entre outros. A grande maioria proporciona benefícios como:
– Melhorar o raciocínio lógico;
– Aprimorar a percepção;
– Trabalhar a coordenação motora;
– Desenvolver a criatividade;
– Incentivar o pensamento crítico;
– Induzir ao autoconhecimento e autoestima;
– Aperfeiçoar a comunicação.
Por isso, os jogos teatrais são bem-vindos ao cotidiano da escola, pois estes benefícios auxiliam no desenvolvimento dos alunos e facilitam o processo de ensino-aprendizagem. E por se tratar de uma atividade divertida, os jogos têm grande aceitação na sala de aula.
Como Aplicar
Os jogos são bem diversificados e cada um tem sua forma de aplicação. Porém, alguns cuidados são gerais.
– Libere espaço dentro da sala, para que os alunos fiquem mais à vontade;
– Antes de começar um jogo, explique para a turma a importância de ouvir e respeitar os colegas;
– Imponha regras para que o andamento do jogo flua;
– Deixe claro para os alunos, que não há certo e nem errado durante os exercícios, que o mais importante é se entregar e se divertir;
– Independente da faixa etária da turma, sempre converse no final, para saber a opinião deles sobre a atividade e verificar o que foi aprendido.
Exemplos de Jogos Teatrais
Separei 3 jogos teatrais para que você possa aplicar com seus alunos. Eles também podem ser adaptados para às aulas online. Confira!
Jogo 1: Isso Não é Um Tecido!
Separe um tecido. Uma toalha, um lenço, uma fronha, qualquer um destes serve! Posicione a turma em roda. Explique que o primeiro jogador falará “isso não é um tecido” e em seguida dirá o que é, de acordo com a sua imaginação. Por exemplo: Isso não é um tecido, isso é uma guitarra. Em seguida, o próximo jogador deverá fazer o mesmo, mas “negando” o objeto dito pelo colega: Isso não é um tecido, isso NÃO é uma guitarra, isso é um espelho. E assim por diante, até chegar ao último jogador.
Atenção: Cada jogador precisa fazer os gestos que demonstre o que é o tecido. Se é um pente de cabelo, precisa representar alguém penteando o cabelo. E caso um jogador esqueça a sequência, os demais são autorizados a fazer mimicas para ajudá-lo a lembrar, mas não podem falar o nome do objeto.
Um jogo muito divertido que trabalha a expressão corporal, a memória e desenvolve a imaginação!
Jogo 2: Tradutor e Especialista
Separe duplas. Explique que eles deverão determinar quem será o tradutor e quem será o especialista. Em seguida, diga o seguinte: “Hoje, teremos palestras com especialistas que vieram de longe, de outros países e até mesmo de outros planetas. O problema, é que eles não falam a nossa língua. Por sorte, eles estarão acompanhados por tradutores, que nos ajudarão a compreender a palestra”.
Depois, convide as duplas para irem à frente. Oriente que o especialista fale uma língua maluca, totalmente desconhecida, e que o tradutor improvise o que ele imagina que o especialista esteja dizendo. Para facilitar, convide um aluno e faça um exemplo para a turma.
Este jogo estimula o raciocínio rápido e rende muitas risadas!
Jogo 3: Raio Laser e Granada
Interprete um general bem rigoroso! Se possível, utilize um apito. Trate os alunos como se fossem soldados. Explique que estão em um treinamento para aprender a esquivar de raios lasers e granadas no campo de batalha.
A lógica é parecida com a brincadeira do “morto vivo”, quando você falar “raio laser”, eles precisam abaixar, quando disser granada, eles devem pular. Fica ainda mais divertido se você variar na velocidade. Bem simples, né?
Adaptação Para o Online
Nada substitui a presença, mas para as aulas virtuais, os jogos teatrais também têm muito a agregar. O jogo “Isso não é um tecido” funciona bem através de um programa de reuniões, você apenas precisa realizar duas ações: pedir para cada aluno pegar um tecido em sua casa e determinar a ordem da roda, indicando quem será o primeiro, o segundo, e assim por diante. O “Tradutor e Especialista” é fácil de adaptar, você determina a dupla, e pronto! Um fala e o outro traduz. E para o “Raio Laser e Granada” funcionar, é necessário pedir para que os alunos abram espaço no local que estiverem, para não baterem em nada. No mais, é só dar os comandos, da mesma forma que seria presencialmente.
Você já tinha ouvido falar em jogos teatrais? Se você é um professor que busca por maneiras diferentes de auxiliar o desenvolvimento dos seus alunos, com certeza esta é uma ótima opção. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. Até mais!
Obrigado me ajudaram muito☺☺☺☺❤❤❤
Maravilha!!!
me ajudou muito
Fico muito feliz em contribuir!
Me ajudou muito na minha pesquisa pra minha aula de teatro
Maravilha, Gabi! Fico muito feliz por ter colaborado com a sua aula de teatro.
Obrigado por tudooo🥰🥰
É uma imensa alegria pra nós! Sempre que precisar, conte conosco.
Maravilhosa essas atividades está me auxiliando muito em sala de aula muito obrigado.
Oi, Maria. Tudo bem? Que alegria saber disso. Depois conta pra nós como foi com os alunos, ok? Abs
Ótimas ideias! Vou usar com meus alunos.
Obrigada
Usa e depois fala pra nós o resultado.
Amei
Maravilha!!!
Muito bom conteúdo , vai me ajudar muito.
Fazemos com muito carinho e ficamos felizes de estar contribuindo com seu aperfeiçoamento. Seja sempre bem-vindo!
Simplesmente adorei os jogos , simples e objetivos
Que bom que gostou! Em breve, traremos mais conteúdo.
Amei, vou prática muito esses jogos com meus alunos, muito simples e bastante divertido.
Faz com os seus alunos e depois volta pra nos contar como foi.