Ter uma boa noite de sono começa bem antes da ação de se deitar na cama. A rotina de uma criança antes de dormir, muitas vezes, inclui banho e escovação dos dentes, mas seria ainda melhor se incluísse a contação de história.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizada em 2009, ouvir histórias diminui em 68% o nível de estresse acumulado ao longo do dia. De acordo com os pesquisadores, esta ação possibilita que a criança se desligue da realidade, e assim, inicie um processo de relaxamento, importantíssimo na qualidade do sono.
Lembra daquela cena clássica de filme, onde o pai ou a mãe conta uma história para o filho e ele logo adormece? Sabemos que na vida real, a coisa não é tão simples assim. Poucas crianças adormecem antes do final da história, a não ser, que estejam muito cansadas. Porém, esta cena não está equivocada, contar histórias para a criança antes de dormir realmente faz o sono chegar mais rápido. Este é um dos benefícios da contação de história!
Qual tipo de história é mais indicado à noite?
Você, papai ou mamãe, precisa estar ciente de que não pode contar qualquer tipo de história. Evite aquelas que podem causar medo. Por exemplo, histórias com trechos tensos, ou com monstros horripilantes, ou sem um final feliz, podem fazer o efeito contrário e deixar a criança mais atenta e com dificuldades para relaxar.
Procure contar histórias de aventura, com um enredo cheio de surpresas, e principalmente, com final feliz e tranquilizador. Outro tipo de história, muito bom para o momento do soninho, são aquelas que trazem alguma lição, uma mensagem positiva. E você pode até comentar com o seu filho sobre os ensinamentos ali presentes, claro, sem prolongar muito. Mantenha aceso o clima da história, aquela sensação que fica na criança de “o que será que aconteceu depois” é uma das chaves para que ela consiga adormecer.
Histórias alegres também são bem-vindas! “Aquele livro que provoca um sorriso vai ser muito saudável por promover a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, que reduz a tensão muscular, baixa a frequência cardíaca e leva a atividade mental para uma onda mais baixa”, afirma Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association, no Brasil).
A rotina do sono também é importante
Banho tomado, dentes limpinhos, cabelos escovados e cama arrumadinha. Essa é a rotina de muitas crianças antes do sono. Em algumas famílias, essa rotina é mais tranquila, em outras é mais corrida. E mesmo que o tempo esteja apertado, incluir a contação de história é importante. Também é primordial manter o hábito todas as noites, uma vez que a criança espera por aquele momento de conexão e de alegria, onde uma pessoa querida contará uma história cativante para ela dormir tranquilamente.
Despois de contar a história, converse um pouquinho, ou cante uma música, ou algo mais que você considere importante para esse momento, como uma oração. O Importante é estar presente! Um cafuné na cabeça, um beijinho na bochecha, com certeza farão com que seu filho tenha uma boa noite!
Você é capaz de contar histórias
Muitos pais não gostam de contar histórias aos seus filhos, por se sentirem inseguros. Por achar que não “levam jeito para isso”. Não se sinta mal. Nós seres humanos, temos em nossa história a oralidade. Contar História é como uma tradição ancestral, por isso, você é sim capaz!
Talvez, o que falte é prática ou conhecer algumas técnicas. Se quiser ajuda neste sentido, dê uma olhadinha em nosso Curso de Contação de História para Pais. Através de orientações e exercícios práticos, a sua confiança e desenvoltura darão um “up”. Até mais!
Deixe um comentário