Como Gravar Vídeos De Contação De História Com Qualidade

Os vídeos de contação de história tiveram um boom na internet nos últimos meses. Vários professores e artistas estão usando as redes para mostrar os seus trabalhos, mas produzir vídeos com qualidade é um grande desafio! Para ajudar você, separamos 9 dicas valiosas. Confira!

Dica 1:  Elabore o Planejamento

No mundo do audiovisual existe uma etapa chamada pré-produção, que consiste basicamente em planejar a produção dos vídeos. O planejamento é de extrema importância para que você consiga executar o que tem em mente. Fazer tudo de improviso atrapalha o andamento da gravação. Portanto, determine o roteiro, o local de gravação e demais recursos que você utilizará.

Dica 2: Escreva um Roteiro

O roteiro é como um mapa, que mostra para onde você precisa ir. Nele, constam o texto e as ações que serão executadas no vídeo. Por exemplo, para realizarmos a gravação do teatro de fantoches “Chico Pé Pé e a Pescaria”, incluímos no roteiro as falas das personagens, os cortes de câmera para as entradas do narrador e a trilha sonora.

Dica 3: Capriche na Iluminação

A iluminação melhora a qualidade do seu vídeo! Ela permite que as cores vibrem e que a imagem fique mais natural. Escolha gravar em um ambiente bem iluminado ou acrescente fontes de luz. Mas tome cuidado! Se a iluminação artificial vier de apenas um ponto, pode gerar sombras duras e indesejadas.

Dica 4: Invista no Áudio

Uma imagem com pouca qualidade é suportável, mas um áudio baixo e com ruídos, incomoda muito! E faz com que as pessoas parem de assistir o seu vídeo. Invista em microfones de lapela.  Se não tiver como investir, use fones com microfones acoplados e grave com seu smartphone, isso já ajudará muito! E evite fazer as gravações em locais que emitem eco, para evitar aquele “áudio de banheiro”, que dá um extremo aspecto amador.

Dica 5: Atente-se ao Enquadramento

Primeiro, prepare um tripé, mesmo que seja improvisado, para que a imagem não fique “balançando”. Segundo, posicione-se de forma harmônica. Como assim? A não ser que tenha uma intenção específica, não deixe a câmera muito longe, nem muito perto, para que você não fique pequeno (com muito “teto”) ou só com a cabeça no vídeo. Se você estiver gravando em um fundo neutro, sem cenário, posicione-se de forma centralizada.

Dica 6: Faça Cortes Necessários

Em programas ou aplicativos de edição, tire as informações que você considera desnecessárias, uma pausa que você fez no momento em que o cachorro latiu, por exemplo. Importante: Estes cortes não devem comprometer a coerência do vídeo.

Dica 7: Evite o Excesso de Informação

Tudo é questão de equilíbrio! Se o cenário, o figurino e os objetos cênicos possuem muitas informações, a imagem fica poluída, e dispersa à atenção do público. Muitas vezes, menos é mais.

Dica 8: Busque por Referências

Assistir a outros vídeos ajuda você a identificar o que fica legal ou não. Com bom senso e sinceridade, seu olhar fica mais apurado para perceber o que você precisa melhorar.

Dica 9: Estude Sempre

Se você é a pessoa que aparece nas imagens, mas também, é o responsável pela gravação, edição, produção e divulgação, precisa buscar por conhecimentos específicos sobre cada uma destas áreas. Gravar um vídeo é fácil, com qualquer celular é possível, mas gravar vídeos mais profissionais, capazes de fazer o seu trabalho se destacar, é um pouco mais complexo. Para isso, o melhor caminho é estudar, pesquisar e praticar.

Estas dicas foram baseadas em experiência própria e técnicas usadas há muito tempo por profissionais de audiovisual. Coloque-as em prática e veja a diferença em seus vídeos. Até mais!