Você sabia que os dedos, Polegar, Indicador, Médio, Anelar e Mindinho são excelentes atores? E são capazes de interpretar qualquer personagem: pessoas, animais, seres mágicos, e até mesmo, plantas!
Esta pode ser a introdução de uma aula onde seus alunos confeccionarão dedoches para contar histórias. Preparamos uma atividade rica em experiências para você. Confira o passo a passo!
Materiais: papel sulfite, lápis de cor, cola e tesoura.
Passo 1:
Recorte e entregue aos seus alunos pequenos pedaços de papel. É importante que você faça assim, para evitar desperdícios e delimitar o tamanho das personagens.
Passo 2:
Explique a seus alunos que cada um deverá criar uma personagem, imaginando o que ela é, qual a sua cor, onde mora e o que gosta de fazer, e em seguida, desenhá-la no papel.
Passo 3:
Agora, as crianças deverão recortar o contorno das personagens que criaram. Lembrando que a qualidade do recorte não interfere, o importante é trabalhar a coordenação.
Passo 4:
Após finalizarem as personagens, com a sua ajuda, as crianças produzirão e fixarão uma espécie de anel na parte detrás. Deixe secando por 3 minutos.
Passo 5:
Com as personagens prontas, sente-se com a turma em círculo e convoque voluntários para apresentar as suas personagens.
Dica extra
Você pode utilizar esta atividade para trabalhar temas específicos: vogais, alimentos, meios de transporte, por exemplo. Neste caso, as criações dos alunos são direcionadas ao tema da aula.
Benefícios para as crianças
No momento em que está criando histórias e personagens, a criança trabalha seu raciocínio, imaginação, criatividade e concentração. E a confecção dos dedoches, trabalham diversos pontos da coordenação. Contar as histórias e falar sobre as personagens, estimula a comunicação, a expressão e a fala da criança. E ouvir os colegas narrando, incentiva a turma a ouvir uns aos outros, gerando um ambiente mais respeitoso.
Lembrete!
Esta atividade pode ser relacionada a campos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), principalmente, os Campos de Experiências: “ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO” e “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”. E se você quiser enriquecer ainda mais esta atividade em sala de aula, temos um post aqui no blog que vai ensinar você a fazer a sua própria Caixa Cênica Para Teatro De Dedoches.
Até mais!
Deixe um comentário