Como Colaborar No Desempenho Do Seu Filho Na Escola

Imagine uma árvore frutífera. Imaginou? Acredito que, em sua imaginação, ela seja frondosa e cheia de frutos. Acertei? Essa é a sua expectativa. Mas para crescer saudável e dar frutos uma árvore precisa das condições ideais de solo, de humidade, de luz, de temperatura etc. Se algum desses fatores sofrem alterações, ela pode demorar mais para produzir. E não adianta você brigar com a árvore, ou exigir que ela dê frutos, se as condições não são favoráveis.  

As crianças são como sementinhas e precisam de uma série de cuidados para conseguirem crescer. Desde seu nascimento, necessitam de afeto, de segurança, de alimentação saudável, de boas noites de sono e de estímulos. Todos estes fatores colaboram no desenvolvimento dela: motor, cognitivo, socioemocional e psicológico. E lembre-se, cada semente tem suas características próprias.

Quando as condições não são favoráveis, ocorrem alguns empecilhos no desenvolvimento da sementinha. E o baixo rendimento escolar, por exemplo, não é o problema em si, é um reflexo, uma consequência.

A preparação das condições ideais para a vida escolar da criança, inicia-se antes mesmo dela começar a frequentar a escola. A leitura e a contação de história, devem estar presentes desde os primeiros anos de vida, devido a todos os benefícios que proporcionam.

Este momento lúdico, que ocorre quando a criança tem contato com livros e histórias, funciona como uma preparação do solo. Assim, a sementinha tem a seu favor um dos fatores que colaboram em seu desenvolvimento cognitivo. Então, quando chegar a hora de ir para a escola, ela poderá absorver de forma positiva o que o ambiente escolar tem a oferecer. É como se ela estivesse mais preparada para aprender.

O contato com livros também ajuda a criança a ficar mais à vontade com eles. Alguns estudos mostram que quando a criança não tem acesso a livros em casa, apresenta maior dificuldade na escola, e isso ocorre, devido à falta de familiarização com este recurso. Segundo Cabrejo Parra, psicolinguísta colombiano, “O livro se converte em uma fonte de angústia. Uma vez que isso acontece, a criança vai se fechando psiquicamente e depois pode não querer mais saber do livro. Isso pode levar ao fracasso de aprender a ler e a escrever”.

Por isso, o baixo rendimento escolar é uma consequência, o problema é a falta de preparação, devido a falha nos estímulos. Quando você lê para o seu filho, e faz isso com carinho, este momento cria uma lembrança afetiva e a criança passa a ter uma ligação positiva com os livros.

De acordo com Ricardo Halpern, Pediatra e Especialista em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento, contar histórias “auxilia a criança para a prontidão escolar e no desenvolvimento cognitivo futuro. A estimulação cognitiva através de atividades como leitura e brincadeiras é importante para a aquisição de habilidades intelectuais”.

Portanto, para colaborar no desenvolvimento escolar de seu filho: disponibilize alimentos saudáveis, organize-se para que ele durma bem, proporcione momentos onde ele se sinta amado e protegido, e estimule seu desenvolvimento através da contação de história. Leia para ele! Mostre que os livros são amigos. Nunca é tarde para começar. Até mais!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificar de