Benefícios Da Contação De História Para Os Bebês

Você sabia que contar história colabora para o desenvolvimento do seu bebê? Isso mesmo! Entre os benefícios, ler para o bebê ajuda na construção da atenção e colabora no desenvolvimento da linguagem, além de fortalecer o vínculo com ele. Por isso, é recomendado que os pais leiam e contem histórias para os seus filhos desde os primeiros dias de vida.

Segundo o neuropediatra Saul Cypel, a partir da 25ª semana de gravidez, o bebê reage quando escuta a voz da mãe, porque já consegue “sentir” o som e identificar a voz dela, e assim, gera uma memória. Cabrejo Parra, psicolinguista colombiano, ressalta que “quando a mãe ou o pai coloca uma música, e o bebê responde, ele se mexe dentro da barriga, o que significa que ele escuta e já está em comunicação com a mãe, de certa forma”.

Foto de nappy no Pexels

Essa comunicação traz como consequência o aumento do vínculo familiar, por este motivo, é muito importante que os pais cantem, conversem e contem histórias para os bebês ainda durante a gravidez. Assim, os bebês após o nascimento, conseguem identificar a voz da mamãe e do papai, e sentem-se mais tranquilos e seguros quando estas vozes estão por perto.

É importante que o hábito de conversar e contar histórias continue por toda infância. De acordo com vários estudos científicos, este contato entre pais e filhos tem impactos positivos no desenvolvimento da linguagem do bebê, auxiliando-o em dar respostas verbais. “Além disso, também auxilia a criança para a prontidão escolar e no desenvolvimento cognitivo futuro. A estimulação cognitiva através de atividades como leitura e brincadeiras é importante para a aquisição de habilidades intelectuais”, relata Ricardo Halpern, presidente do Departamento de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP.

Segundo Ricardo, um estudo realizado com crianças de 2 anos de idade, no Brasil, mostrou que um dos principais fatores de risco, no atraso do desenvolvimento, relacionavam-se a questões como falta de materiais de literatura infantil em casa e de alguém que pudesse contar histórias à criança. “As crianças que não tinham livros em casa e aquelas a quem não haviam sido contadas histórias tinham duas vezes mais chance de apresentar atraso no desenvolvimento. Esse risco foi maior do que ter nascido com baixo peso”, afirma o médico.

A família é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê, o momento de contar história é um ato de carinho e dedicação. E momentos assim, geram nos bebês memórias afetivas, que colaboram em todos os aspectos do desenvolvimento, tanto cognitivo, quanto físico, psicológico e socioemocional. Conte histórias para o seu bebê!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do tópico
0 Followers
 
Comentário mais popular
Tópico de comentários mais quentes
1 Autores dos comentários
fadainad Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificar de