A Importância da Arte na Vida de uma Criança

Todos os artistas, fazedores culturais e apreciadores de arte, entendem e têm conhecimento do valor da arte para o ser humano, mas o que tenho notado é que a maioria das pessoas não fazem ideia do quanto as diversas linguagens colaboram no desenvolvimento da humanidade. E isso é preocupante!

Por isso, apresentarei para os meus nobres leitores, a importância de proporcionar às suas crianças o máximo possível de contato com a arte. E já que todos gostam de listas… lá vamos nós.

Importância número 1: Estimular a Percepção

Mesmo que poucos tenham consciência, a arte está entre nós em todos os lugares. Desde nas coisas mais lógicas, como no filme que assistimos, no livro que lemos, na música que ouvimos, quanto naquelas que às vezes não notamos, como na roupa que vestimos, nos produtos que compramos, nas construções que visitamos, e ouso dizer, que até mesmo na comida que comemos. Como eu disse, a arte está em todo lugar! 

Proporcionar acesso à arte é uma das principais formas de estimular a percepção das crianças, ferramenta primordial para que elas sejam mais criativas. Quando percebemos e reconhecemos o que está ao nosso redor, tanto nosso raciocínio lógico quanto nossa imaginação se expandem. Uma criança criativa consegue se desenvolver psicologicamente e emocionalmente de forma mais positiva, tornando-se um adulto capaz de encontrar soluções para os seus problemas.

E como se estimula a percepção? Oferecendo diferentes experiências! Não se limite a levar o seu filho apenas ao cinema. Vá também a apresentações de teatro e de contação de histórias. Explore outras possibilidades em sua cidade, que tal visitar pontos históricos, ou então, passear pelas ruas e contemplar a arquitetura? 

Importância número 2: Desenvolver Senso Crítico

Atualmente, as crianças têm acesso a muitos conteúdos de baixa qualidade e com pouca variação, devido ao algoritmo das redes sociais sempre trazerem assuntos semelhantes e repetitivos. Assim, diariamente consomem “mais do mesmo”. Devido a isso, estão pensando menos e são facilmente influenciados pelo que veem na internet ou por ideias alheias.

E ter contato com diferentes linguagens artísticas estimula o pensamento. A criança se torna um ser crítico e analítico, que consegue avaliar a situação e tirar as próprias conclusões, não se deixando influenciar com facilidade.

Apenas consumir arte não é suficiente, é necessário tentar buscar a contextualização. Por exemplo, se você anda com seu filho pela cidade e se depara com um grafite (estilo de pintura em muros), aproveite para questioná-lo: o que ele vê naquela obra, se gosta ou não, se consegue imaginar quando e como ela foi feita. Se possível, explique um pouco a respeito.

Importância número 3: Interagir com o Mundo

A arte é uma das principais formas de expressão. Por isso, as crianças precisam ter frequentemente contato com o fazer artístico. A dança, o teatro, a música, a pintura, a escrita e tantas outras formas precisam ser inseridas no cotidiano das crianças; busque por atividades artísticas em que elas tenham maior afinidade. E principalmente, proporcione oportunidades em casa, transformando seu lar em um ambiente seguro, onde elas possam se expressar livremente.

E para isso, os pais não precisam ser arte-educadores! Estimular o fazer artístico e gerar memórias afetivas através da arte é mais fácil do que parece. Vou dar 2 exemplos: 

◆ Quando sua família estiver reunida para o jantar, coloque uma música e dance com seus filhos antes de liberar o rango. Ah, mas você tem vergonha? Sinal que você não foi estimulado na infância a ser uma pessoa que se expressa. Então, comece agora, junto com sua família. 

◆ Na hora de dormir, conte histórias para o seu filho e gere oportunidades para que ele também conte. Incentive-o a contar histórias inventadas na hora, de improviso. 

Assim, seu filho entenderá que pode falar, se comunicar e se expressar de diversas maneiras. Ele terá mais habilidades para compreender o outro e conseguirá interagir com diferentes pessoas de forma positiva.

A amplitude dos benefícios da arte no desenvolvimento humano é bem maior. As pesquisas e materiais a respeito deste tema são gigantescos. Mas, nosso objetivo é realmente dar um alerta: você está privando seu filho de ter acesso à arte? Se a resposta for sim, você está prejudicando o desenvolvimento pleno dele. O que adianta ele ser bom no inglês se ele for uma pessoa que não consegue se comunicar? O que adianta ele ter decorado nomes de cidades e países se ele não tem sensibilidade para compreender a cultura de diferentes lugares? 

A arte nos faz mais sensíveis, mais inteligentes, mais comunicativos, mais criativos, mais empáticos, enfim, mais humanos.

6
Deixe um comentário

avatar
3 Tópicos de comentários
3 Respostas do tópico
1 Followers
 
Comentário mais popular
Tópico de comentários mais quentes
3 Autores dos comentários
Giovanna Rufini de AndradefadainadMelissa Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificar de
Melissa
Visitante
Melissa

Adorei o post! Vou praticar aqui em casa com meus pequenos!🤩

Melissa
Visitante
Melissa

Ameiiii!!!

Giovanna Rufini de Andrade
Visitante
Giovanna Rufini de Andrade

Parabéns!