5 Personagens Do Folclore Que Você Não Conhece

O folclore brasileiro é rico em personagens incríveis, como: Saci, Curupira, Iara, Boto-cor-de-rosa, o Lobisomem, o Boitatá. Estes são famosos e conhecidos em todo o Brasil. 

Mas nosso folclore não para nesta lista, existem muitas outras lendas que atualmente são pouco conhecidas. Estamos aqui para resgatar algumas destas personagens e fazer você conhecê-las. Confira!

Matinta Pereira

Esta personagem eu conheci em um episódio do D.P.A e não sabia que ela fazia parte do folclore brasileiro. A Matinta Pereira é um ser mágico, ou melhor, uma feiticeira que causa arrepios na região amazônica. Dizem que a velha bruxa se transforma em um horripilante pássaro durante a noite. Segundo uma versão da lenda, quando as pessoas ouvem seu assovio, precisam deixar ofertas em suas portas, como objetos preciosos e brinquedos, algo que o dono goste muito. Se não deixar… ai, ai, ai! A Matinta pode levar uma criança embora. 

Cabeça de Cuia

Outra lenda que conheci através dos Detetives do Prédio Azul. Aliás, parabéns aos produtores por trazerem estas histórias de forma leve e divertida! O Cabeça de Cuia surgiu na região nordeste do Brasil. Certa vez, um menino fez uma terrível malcriação com a sua mãe, reclamando de sua comida, e ela lhe jogou uma maldição. Então, ele ficou com um tipo de cuia na cabeça e vaga por aí atrás de crianças que maltratam suas mães. Sua lenda era contada com o objetivo de deixar as crianças mais obedientes (rs). 

Pé de Garrafa

Antigamente, os adultos tinham esse modo peculiar de tentar causar medo nas crianças para que elas seguissem as regras. O Pé de Garrafa é outro personagem capaz de causar pavor até mesmo nos marmanjos. Conta a lenda, que esta criatura é um protetor das matas, descrito como um bicho-homem, cujo corpo é coberto de pelos, exceto ao redor do umbigo, dando a impressão de ter coloração branca (ponto vulnerável) e pernas com formato de garrafa. Costuma se esconder nas matas, caçando vítimas para capturar suas almas através de urros paralisantes. Esta personagem surgiu na região Centro-Oeste do país.

Minhocão

Algumas histórias são dadas como verdade em alguns povoados, já que várias pessoas relatam ter vivenciado a mesma experiência, ou conhecer alguém, que conhece alguém que viu com os próprios olhos. Os pescadores do Rio São Francisco afirmam a existência do Minhocão. Um ser monstruoso com forma de serpente que vive nas profundezas da água lamacenta. Caso alguém o incomode, ele afunda o barco e seus tripulantes não sobrevivem. Outras vezes, ele apenas racha os barcos, segundo os ribeirinhos.

Mãe do Ouro  

Mas nem tudo é azar! Uma lenda da região Sudeste pode deixar as pessoas ricas! A Mãe do Ouro, uma moça bonita, loira, com olhos azuis, traz muita sorte para quem a encontrar. No entanto, a pessoa precisa fazer um corte na mão e pingar três gotas de sangue na cabeça da Mãe do Ouro, para que ela transforme as gotas de sangue em ouro. Depois, ela desaparece. Tem uma variação da história, onde conta-se que existe uma bola de fogo que com sua presença mostra a localização de jazidas de ouro.

É importante conhecer estas histórias, afinal, fazem parte da nossa cultura. E você, já conhecia algumas destas personagens? Até mais!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do tópico
0 Followers
 
Comentário mais popular
Tópico de comentários mais quentes
1 Autores dos comentários
Victor Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificar de
Victor
Visitante
Victor

Muito bom