“Era uma vez, há muito tempo, existiam dragões que voavam sobre a terra. Eles eram terríveis! E temidos por todos.” Ao ler este trecho, forma-se uma imagem em seu cérebro, e se você continuasse a leitura sobre o tal Dragão, esta imagem ficaria cada vez mais detalhada. O mesmo ocorre com a criança ao ouvir uma história: o pensamento dela foca no que está ouvindo para poder criar as imagens. Segundo Evelio Cabrejo Parra, psicolinguista colombiano, “O bebê, ao nascer, já vem com a capacidade de escutar. Quando se lê para ele em voz alta ou se canta uma canção de ninar, ele se põe em posição de escuta. Isso quer dizer que está tratando de construir significado à sua maneira. Por isso, é necessário alimentar essas potencialidades desde o princípio da vida”.
Especialistas do mundo todo recomendam a contação de história desde os primeiros dias de vida da criança, este é um dos principais estímulos que os pais podem oferecer para o seu desenvolvimento. Confira os 5 Benefícios da Contação de História que separamos para você.
Benefício número 1: Vínculo
Quando você conta uma história para o seu filho, seja lendo um livro, seja usando um fantoche, ou até mesmo “de cara limpa”, o vínculo entre vocês é fortalecido. A American Academy of Pediatric (AAP) desde de 2014 recomenda aos médicos pediatras a “receitar” a leitura e a contação de história. Uma de suas recomendações diz o seguinte: “Informem a todos os pais que ler em voz alta para seus filhos desde o nascimento pode enriquecer o relacionamento e as interações entre pais e filhos, o que aumenta o desenvolvimento social e emocional das crianças e, ao mesmo tempo, constrói circuitos cerebrais que as preparam para aprender as habilidades de linguagem e alfabetização”. Contar histórias auxilia no fortalecimento do vínculo, por ser um momento agradável entre pais e filhos. Quando você dedica um tempo à criança, cria memórias afetivas, onde a ligação entre vocês aumenta ainda mais.
Benefício número 2: Apoio emocional
Um príncipe que conseguiu vencer uma batalha, uma menina que salvou sua vó do lobo mau, uma princesa que após ser envenenada conheceu seu grande amor… o que essas histórias têm em comum? Um final feliz. Esse tipo de história ajuda a criança a perceber que problemas podem ser superados, que é possível buscar soluções. Então, ao se deparar com desafios, ela terá mais fé no futuro, o que ajuda a suportar dificuldades atuais. Este efeito é potencializado se a história for contada por alguém que a criança ama e admira. Segundo Silvana Augusto, coordenadora da pós-graduação do Instituto Singularidades, em São Paulo (SP), “As crianças que escutam uma boa história vivem essa travessia com os personagens, de passar pelo momento de angústia, quando as coisas ficam instáveis e muito ruins, para o conforto de tudo estar bem novamente. Essa experiência se transmite como uma atitude de vida, de saber que sofrimento e tristeza existem, mas que, apesar das intempéries, tudo dá certo”.
Benefício número 3: Desenvolvimento cognitivo
Através do faz de conta, a criança desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Contar histórias também estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade da criança. Evidências científicas mostram que as experiências vivenciadas é que constituem a arquitetura do cérebro. E os estímulos, juntamente com o cuidado e o afeto, devem ser oferecidos à criança o mais cedo possível, para que esta desenvolva habilidades como pensar, falar, aprender e conviver.
Benefício número 4: Desenvolvimento socioemocional
Ouvir histórias ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções, e possibilita conhecer mais sobre o mundo e as pessoas. Além de torná-la mais empática, já que com as histórias, ela pode acessar outras experiências através de outros olhos. Assim, aos poucos, a criança pode compreender a pluralidade de sentimentos, tanto seus, quanto dos outros. Por exemplo, ao ouvir a história do menino que virava porco-espinho toda vez que ficava chateado, ela pode perceber a semelhança com situações de seu cotidiano. Então, passa a entender porque se sente brava às vezes, ou porque o seu irmãozinho chora quando alguém pega um brinquedo que ele quer. Desta forma, ela também vai construindo sua capacidade de brincar, de comunicar, de aprender e de enfrentar desafios.
Benefício número 5: Qualidade do sono
Ter uma boa noite de sono começa bem antes da ação de se deitar na cama. A rotina de uma criança antes de dormir, muitas vezes, inclui banho e escovação dos dentes, mas seria ainda melhor se incluísse a contação de história. Segundo uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, realizada em 2009, ouvir histórias diminui em 68% o nível de estresse acumulado ao longo do dia. De acordo com os pesquisadores, esta ação possibilita que a criança se desligue da realidade, e assim, inicie um processo de relaxamento, importantíssimo na qualidade do sono.
Autoria: Ivan Marinho de Souza
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼