4 Erros Mais Comuns Na Contação De História

É errando que se aprende? Sim, existe uma grande verdade nisso, mas conhecer alguns erros básicos, pode nos poupar tempo e nos salvar de muitos apuros! Por isso é importante estudar e ter informações, para que os resultados sejam mais positivos durante a prática. Desta forma, separei os 4 erros mais comuns que pais, educadores e artistas cometem durante uma contação de história, para que você consiga evitá-los. Confira!

Erro Número 1: Não se preparar

Quando você se propõe a contar uma história, precisa estar ciente de que isso exige uma preparação. Não estou falando de longos ensaios. A preparação consiste, primeiramente, em você conhecer a história, para garantir que ela é adequada à faixa etária, ao horário que você vai contar e para saber os pontos-chave do enredo. Esta preparação também inclui aquecimento do corpo e da voz (5 minutinhos são suficientes), para ter uma melhor desenvoltura. E concentre-se! Estar focado evita distrações e mantém você mais tranquilo e seguro. Conhecendo a história, preparando seu corpo, voz e mente, você conseguirá se conectar melhor com o público.

Erro Número 2: Contar uma história que não gosta

Contar história é um ato de entrega! E ninguém se entrega ao que não gosta. Quando você conta uma história em que se encanta e se diverte, este sentimento positivo é transmitido ao público. Mas quando você está contando por contar, acaba não se sentindo confortável, e isso, também é passado para quem está assistindo.  

Erro Número 3: Exagerar nas expressões

Quando estamos inseguros,ou fazemos de menos ou fazemos de mais. Um dos erros mais comuns de contadores de histórias iniciantes é o exagero nas expressões: falar alto por muito tempo, fazer caras e bocas com muita frequência e movimentar demasiadamente as mãos e o corpo, são ações que tornam a história cansativa, por ela sempre estar no alto, não existe momentos de surpresa ou reflexão. O público acaba ficando perdido com tanta informação visual e sonora. Contar histórias é uma questão de equilíbrio!

Erro Número 4: Não usar diferentes entonações

Este erro muito comum está relacionado à voz. Para deixar a história mais atrativa é necessário brincar com as entonações, seja para dar um ar de suspense em um ritmo mais lento, seja para passar um clima de ação em um ritmo acelerado, ou para diferenciar a personagem com uma “voz” específica. Se não existem oscilações que a entonação proporciona, a narração fica monótona e não prende à atenção do público.

Dica Bônus!

Este erro leva aos erros anteriores: Não praticar! Estudar a arte de contar história é muito importante, mas não praticar o que é aprendido, faz com que você não aprimore as técnicas. Quanto mais você conta histórias, experimentando e se atentando ao que dá certo ou errado, melhor ficará a sua contação.

Gostou destas informações? Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos exclusivos e dicas de contação de história. Até mais!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Tópicos de comentários
0 Respostas do tópico
0 Followers
 
Comentário mais popular
Tópico de comentários mais quentes
0 Autores dos comentários
Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificar de
trackback

[…] dos erros mais comuns que contadores de histórias cometem é escolher uma história que não gostam muito. Contar história é um ato de entrega! E ninguém […]