Existem áreas de trabalho antiquíssimas que são consideradas profissões do futuro. Parece contraditório, mas algumas coisas não saem de moda, nem ficam ultrapassadas. E a contação de história é um bom exemplo, existe há muito tempo e hoje em dia é ainda mais valorizada.
As descobertas dos benefícios que a contação de história proporciona, principalmente para o desenvolvimento infantil, incentivou diversas instituições ligadas à educação a investirem em projetos literários, impulsionando a formação de Contadores de História e difundindo esta profissão no Brasil.
Mas, onde contadores de história atuam? Como ganhar dinheiro com esta profissão? Confira 5 formas de trabalhar com a contação de história!
1 – Festas Infantis
O mercado de festas e eventos infantis sempre está aberto a profissionais capacitados e com diversas habilidades. Tem espaço para recreadores, músicos, mágicos, e claro, contadores de história.
Como Atuar: Monte pacotes de histórias personalizadas para oferecer aos clientes. Os valores podem variar conforme o tempo de atuação no evento, o número de crianças e o tipo de recurso que será utilizado (livro, fantoches, teatro de sombra, fantasias). Importante: Para uma melhor organização, procure colocar todas as datas em uma agenda. As festas infantis ocorrem com frequência, desta maneira, você evita esquecer ou fazer um compromisso em algum dia que não devia.
Como Precificar: Valores de trabalhos artísticos variam muito! Primeiramente, pesquise em sua região, quanto cobram os outros profissionais que já atuam neste mercado. Depois, calcule seus custos e avalie o seu nível. Também é imprescindível fazer uma análise de seu público-alvo, para conhecer suas preferências e o quanto estão dispostos a pagar por este tipo de serviço. Com estas informações, você conseguirá ter uma base de valor a ser cobrado.
Dica: Se trabalha como autônomo, regularize-se e faça seu MEI junto ao Sebrae, assim, terá acesso a algumas consultorias, como a de precificação. Eles também poderão ajudar você a entender o mercado local e ensinar a calcular custos fixos e variados, evitando imprevistos e prejuízos.
2 – Livrarias
Em grandes cidades existem livrarias, shoppings e lojas de departamentos infantis que investem em eventos e ações culturais, e contratam contadores de história para atrair mais clientes.
Como Atuar: Entre em contato e faça demonstrações de seu trabalho para às empresas, pode ser através de um portfólio ou vídeo de contação. Apresente seu valor por hora ou negocie um contrato maior: mensal, semestral ou anual. Você pode atuar em eventos de lançamento de produtos e de datas específicas, como: dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, páscoa, dia dos pais, natal, etc.
Como Precificar: Os valores pagos por empresas são menores. Geralmente, elas alegam que precisam investir e ter algum retorno, enfim, é uma visão comercial dos empresários. Aconselho demonstrar potenciais lucros com à ação, assim, ficará mais fácil fechar negócio. Novamente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado e colocar em uma balança seus custos e quanto as empresas estão acostumadas a pagar por este tipo de profissional. Se achar que vale à pena, vá fundo!
Dica: Se você mora em uma cidade pequena, onde não há a cultura da contação de história, a solução é criar um plano de divulgação que mostre o seu trabalho e as vantagens de contratar este tipo de serviço. Tudo bem que o processo de conscientização do público leva um tempo, mas a colheita dos frutos é generosa!
3 – Projetos Artísticos
O contador de história pode criar projetos e buscar captação de recursos junto às empresas. A Lei Rouanet, por exemplo, tem como objetivo incentivar a produção artística através de incentivos fiscais e abre possiblidades para artistas serem patrocinados por instituições locais ou nacionais.
Como Atuar: Neste caso, é necessário elaborar um projeto, de preferência, de cunho social, com objetivos específicos (Ex.: realizar contações de história em áreas ribeirinhas). E depois, apresentá-lo às empresas. Se for realizar a captação através da Lei Rouanet, antes de buscar patrocínios, cadastre seu projeto no Salic.
Como Precificar: Coloque em uma tabela todos os custos que terá com a execução, incluindo o valor do seu trabalho, que varia conforme seu nível de experiência. E reforço o que acabei de dizer, coloque TODOS OS CUSTOS, isso inclui até mesmo os valores de refeição e de transporte. Após preencher com muito carinho esta tabela, você saberá o preço final de seu projeto.
Dica: Para conseguir patrocínios seu projeto deve apresentar uma boa qualidade. Por isso, estude e pesquise sobre elaboração de projetos. Eu indico o site Elaborando Projetos, para te ajudar a compreender melhor este universo.
4 – Produtos Digitais
Você é experiente na área de contação de história? Tem uma técnica para ajudar outras pessoas que querem melhorar suas habilidades? Então, monte um curso digital de contação de história ou um e-book, com dicas que tem para passar.
Como Atuar: O mercado digital está em constante crescimento e muitas pessoas buscam por aprendizados na internet. Artistas, pais e professores querem melhorar suas técnicas de contação. Por isso, os cursos em vídeos e e-books são uma ótima opção de renda.
Como Precificar: Na internet, você também precisa conhecer seu público. Atualmente, quem mais tem buscado por conhecimentos na área da contação de história são professores e artistas iniciantes, e estas pessoas não tem um valor tão alto para investir. Geralmente, cursos em vídeos são cobrados em torno de R$ 49,90, e e-books, R$ 14,90.
Dica: Divulgue seus trabalhos na internet e ofereça GRATUITAMENTE um conteúdo com qualidade para se tornar referência no assunto. Para quê fazer isso? Ninguém compra nada de alguém que não conheça.
5 – Canal no Youtube
Que tal se tornar um youtuber? Outra forma de ganhar dinheiro com contação de história através da internet é investindo em um canal no Youtube.
Como Atuar: Faça vídeos realizando contações de história para crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Com o público definido, capriche na produção dos vídeos e atualize constantemente. Utilize outras redes sociais para pulverizar o seu trabalho!
Como Precificar: No Youtube, você não precisa pensar em valores, é a plataforma que direciona os anúncios para os vídeos. Mas não é tão fácil conseguir monetizar o seu canal, é necessário ter no mínimo 1000 inscritos e 4.000 horas de exibição pública nos últimos 12 meses. E para conseguir estes números, leva um tempinho, a não ser que um vídeo seu viralize e você se torne popular.
Dica: Optar por este caminho exige paciência e dedicação! É a qualidade do seu trabalho que fará com que o seu conteúdo se destaque entre os demais. Confira um post que fiz sobre como gravar vídeos de contação de história com qualidade.
Toda profissão exige estudo, prática e divulgação. Lembre-se que o boca-a-boca ainda é uma das principais fontes de novos clientes, no caso da internet, seguidores e inscritos. Portanto, faça seu trabalho com amor e qualidade, assim, com certeza você será indicado constantemente. Até mais!
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.
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Obrigado pelas dicas